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Sistema de Bibliotecas

  • BRUFGSIBI
  • Corporate body
  • 1973
A Biblioteca Central foi criada em 24/08/1973 com a fusão de 13 bibliotecas departamentais que funcionavam em unidades de ensino, passando a reunir os acervos no mesmo prédio da Faculdade de Direito.

Por volta do final da década de 80, um acordo da UFG com o Ministério da Educação possibilitou a construção de um prédio específico para a biblioteca no Campus 2, que passou a ser a Biblioteca Central (BC).

A mudança exigiu a divisão do acervo existente entre duas bibliotecas: Biblioteca Central (BC), no Campus 2, e Biblioteca do Campus 1 (BSCAMI), Praça Universitária. Com a criação dos Campi no interior do Estado, foram surgindo novas bibliotecas setoriais.

Hoje o Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG), que é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), é composto por oito unidades, sendo uma central e sete setoriais.

Há ainda o projeto de construção de mais uma setorial, no Campus 2, entre as escolas de Agronomia e Veterinária, onde ficarão concentrados os acervos da área de Agrárias.

Creche

  • BRUFGCRECHE
  • Corporate body
  • 1989
A implementação da Creche no interior da Universidade Federal de Goiás foi concluída em 1989, e tem origem na luta dos servidores do Hospital das Clínicas por um espaço onde pudessem deixar seus filhos enquanto trabalhavam. De acordo com os relatórios da PROCOM (1991), a Crehe/UFG esta foi criada como um instrumento de prestação de serviços, integrando-se a política social da Universidade, o que situa sua criação como um dos programas assistenciais da Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária.

Escola de Engenharia Elétrica e de Computação

  • BRUFGEEEC
  • Corporate body
  • 1964

A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás teve início com a Escola de Engenharia do Brasil Central, com sede em Goiânia. Esta foi reconhecida com o Decreto nº 45.138A, naquela ocasião havia apenas o curso de graduação em Engenharia Civil. posteriormente, com a Universidade Federal de Goiás, criada em 14 de dezembro de 1960, o curso de graduação em Engenharia Elétrica foi implantado em 1964, reconhecido com o Decreto nº 67.032. Da Escola de Engenharia da UFG surgiram, em 09 de dezembro de 1991, a Escola de Engenharia Elétrica (EEE) e a Escola de Engenharia Civil, situadas na Praça Universitária.

Em 1998 teve início na EEE o curso noturno de graduação em Engenharia de Computação e do curso de mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação. O curso de mestrado é um desdobramento natural das atividades dos professores pesquisadores da EEE da UFG, e valoriza a participação efetiva do estudante em seus grupos de pesquisa e laboratórios, tornando-o apto a identificar problemas e desenvolver soluções na linha de pesquisa escolhida. Atualmente, o curso de mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação oferecem a ênfase em Telecomunicações, Sistemas Inteligentes, Processamento e Qualidade da Energia Elétrica e Planejamento e Computação Aplicada.

Com a inserção do curso de Engenharia de Computação, a EEE passou a ser conhecida como Escola de Engenharia Elétrica e de Computação. Assim, em 2003, o novo nome da EEE passou a ser reconhecido e oficializado pela UFG.

Faculdade de Farmácia

  • BRUFGFF
  • Corporate body
  • 1945

Fundada em 12 de outubro de 1945, como "Faculdade de Farmácia e Odontologia de Goiaz", foi autorizada a funcionar pelo decreto no 24.231, de 18/12/47, através do esforço conjunto de várias pessoas ilustres, dentre elas, o Dr. Rômulo Rocha, Dr. Carlos Augusto Godoy e os candidatos a alunos, Sr. Marinho Lino de Araújo e Ramiro campos Meireles. O seu primeiro diretor foi o Dr. Agnelo Arlington Fleury Curado.

No mês de janeiro de 1948, foi realizado o primeiro concurso de habilitação aos cursos de Farmácia e Odontologia, oferecendo 30 vagas para cada curso. O mesmo contou com 22 inscritos para a seção de Farmácia e 23 para a de Odontologia.

O curso iniciou em 1948, com 22 alunos de Farmácia e 20 de Odontologia, nas instalações da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, cedidas pela Conferência de São Vicente de Paula, situada na Av. Tocantins, no centro, onde permeneceu até a construção da sede própria, no setor Universitário, cuja pedra fundamental foi lançada no ano de 1953.

A aula inaugural da primeira turma de alunos aconteceu no dia 15/03/48, com a presença de autoridades, professores e alunos. Os alunos, reunidos no dia 19/03/48, realizaram a primeira Assembléia Geral do Centro Acadêmico da Faculdade de Farmácia, para a escolha de sua Diretoria, que teve como primeiro Diretor o Acadêmico Marinho Lino de Araújo.

A primeira turma de formandos colou grau no dia 16/12/50, no Cine Teatro Goiânia, com 25 formandos, sendo 14 do curso de Farmácia e 11 de Odontologia. O paraninfo da turma foi o Dr. Rômulo Rocha e o orador o Sr. José Cruciano de Araújo.

A "Faculdade de Farmácia e Odontologia de Goiaz", foi reconhecida pelo decreto no 30.180, de 20/11/51. Foi incorporada à Universidade Federal de Goiás, por força da lei no 3.834-C, de 14/12/60. Pela lei no 5.207, de 16/01/67, aconteceu o desdobramento das Faculdades de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal de Goiás.

A partir de 1989 a Faculdade de Farmácia ganhou novo prédio sede da Unidade I da Faculdade, situada à 1ª Avenida esquina com a Praça Universitária – Setor Universitário. Nesse local encontra-se a administração da Faculdade e são desenvolvidas as atividades de ensino de graduação, de pós-graduação Lato Sensu (especialização), atividades de atendimento à comunidade e atividades de pesquisa. A Unidade II permanece no endereço anterior, Praça Universitária nº 1166 – Setor Universitário e abriga diversos laboratórios de pesquisa e a Coordenadoria do Programa de Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

Faculdade de Medicina

  • BRUFGFM
  • Corporate body
  • 1960

undada em 07 de abril de 1960 pelo Professor Francisco Ludovico A. Neto, teve sua vocação definida pelas grandes endemias que assolavam a região centro-oeste, fortalecendo-se no domínio do conhecimento sobre as doenças tropicais.
Sua história registra, ao longo do tempo, estreita vinculação com o sistema público de saúde, o que se exemplifica com a gestão conjunta durante mais de trinta anos e até a atualidade, do hospital de doenças tropicais, nascido como hospital do pênfigo e que hoje leva o nome do Professor Anuar Auad, falecido professor do curso de medicina.
A criação do primeiro plano municipal de saúde, ainda antes da implantação do sistema único vigente, foi gestada na universidade e sua implantação contou com a participação efetiva de docentes e alunos da universidade.

A introdução da Secretaria Estadual de Saúde nos movimentos de reforma sanitária se deu dentro da universidade que, posteriormente, formou o seu quadro de sanitaristas, em convênio com a FIOCRUZ.
Em 1960 (portanto, mais de 40 anos atrás), a Faculdade de Medicina da UFG instalou seu primeiro campus avançado, em Porto Nacional, (hoje Estado do Tocantins), levando docentes e alunos para o desenvolvimento de cuidados primários em população que não dispunha de serviços de saúde e acorria a um único pólo, onde funcionava uma unidade mista (ambulatório e internação). Região ribeirinha, pouco desenvolvida, com grandes dificuldades de transporte, sediou as atividades do campus até o ano 2000, enriquecendo as experiências de interdisciplinaridade.

A reforma universitária que afetou toda a universidade brasileira na década de 70 redistribuiu as disciplinas em diferentes institutos e faculdades, agrupando as disciplinas básicas e implementando o sistema de créditos em regime semestral de curso. Uma situação peculiar à Universidade Federal de Goiás mantém a formação dos profissionais de saúde vinculada a diversos institutos, que respondem por parcelas da formação básica (Instituto de Ciências Biológicas - ICB, que responde pelas disciplinas de anatomia, fisiologia, histologia, biofísica, bioquímica, embriologia, genética e estatística; e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública -IPTSP, que responde pelas disciplinas de parasitologia, microbiologia, imunologia, saúde pública e doenças infecciosas). Em 1968 foram feitas novas experiências, no próprio município de Goiânia, com projeto de desenvolvimento de comunidade (Projeto Kellog), sediado em um dos bairros da então periferia urbana. Na mesma época, o Projeto Nerópolis ensaiava a organização de um sistema municipal de saúde, com base na participação popular, em município vizinho da capital.
Em 1971, a partir de uma demanda epidemiológica relacionada com a Doença de Chagas, foi iniciado um novo projeto de interiorização, no município de Firminópolis, situado a 120 km de Goiânia e que evoluiu de um Centro Rural Universitário (CRUTAC) para um Campus Avançado.

Ainda em funcionamento ininterrupto por mais de 20 anos, se ampliou para o município vizinho de São Luís de Montes Belos.
A motivação dos alunos era tão intensa que gerou o projeto OIC (organização e integração comunitária), gerenciado pelo centro acadêmico, e que prestou assistência descontinuada a diferentes municípios do Estado, durante mais de 20 anos.

As dificuldades operacionais advindas do deslocamento das equipes para o interior de um Estado cada vez maior, e a necessidade de inserção dos alunos em atividades práticas de cuidados primários levou a OIC a propor a criação do projeto Itatiaia, sediado nas imediações do Campus II da UFG, então situado em zona periférica do município. Atividade interdisciplinar e multiinstitucional, envolveu alunos de toda a área de saúde e de alguns cursos de humanidades, em projeto que durou mais de dez anos, até que a região se mostrou suficientemente desenvolvida para gerir a sua própria evolução. A experiência satisfatória de levar os alunos a atuarem em centros de saúde se multiplicou, levando à utilização de cinco espaços sociais definidos como área de abrangência de serviços municipais de saúde, dentro de convênio firmado com a prefeitura.

Terminada a gestão contratada, optou-se por concentrar esforços na área do Jardim América, o maior bairro da capital, com alta densidade demográfica e, naquela ocasião centralizando a demanda de grande parcela da população marginal da cidade. Esta característica levou à sub-divisão do bairro em setores onde se desenvolviam as atividades de cuidados primários (anos 1984 a 1991), fazendo a referência para o Centro de Saúde, em cuidados secundários. Novo contrato de gestão foi firmado, agora com a Secretaria Estadual de Saúde, que autorizou a Universidade a assumir, naquele período, a administração do serviço.

Percebe-se a vocação da escola para este tipo de abordagem. Em todos os modelos de participação experimentados, a tentativa de trabalho interdisciplinar transformou o projeto em área de treinamento multiprofissional. E, principalmente, houve preocupação com a transversalidade do ensino, perpassando as diversas disciplinas, em diferentes níveis de complexidade.

Nesta mesma época, a UFG sediou, durante cerca de sete anos, o curso de pós-graduação em Saúde Pública, por solicitação da Secretaria Estadual de Saúde e em convênio com a FIOCRUZ, com base na rica experiência em saúde coletiva.

No momento atual a Faculdade de Medicina, concentra suas atividades externas, em Goiânia, nos Distritos Sanitários Leste e Sudoeste, com ação inicial desde a primeira série do curso de Medicina junto ao Programa de Saúde da Família. Como outras áreas de treinamento além do Hospital das Clínicas são utilizados, hospitais e Maternidades da rede municipal e estadual de saúde:

(HGG - Hospital Geral de Goiânia; HDT - Hospital de Doenças Tropicias; HUGO - Hospital de Urgências de Goiânia; HMI - Hospital Materno Infantil; Maternidade Nossa Senhora de Lourdes); nos postos de saúde da rede municipal, nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), em três municípios do interior (Internato Comunitário) - Jataí, Firminópolis e Uruaçu e nos diferentes focos sociais da comunidade.

Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação

  • BRUFGCEPAE
  • Corporate body
  • 1966

O Colégio de Aplicação foi criado pelo Decreto Lei n.º 9.053, de 12 de março de 1.966, e suas atividades tiveram início em março de 1.968, no prédio da Faculdade de Educação/UFG. No bojo da Reforma Universitária ocorrida em 1.968, o Colégio de Aplicação foi agregado à Faculdade de Educação constituindo-se em órgão suplementar.

À época tinha como objetivos: Constituir-se em laboratório experimental de técnicas e processos didáticos, visando ao aprimoramento da metodologia de ensino; Constituir-se em escola experimental para novos cursos previstos na legislação vigente, bem como para cursos com currículos, métodos e períodos escolares próprios, ajustando-se estes, para fins de validade, às exigências legais; Servir como campo de estágio supervisionado para a Licenciatura e para as habilitações do curso de Pedagogia; O corpo docente do então, Colégio de Aplicação/FE/UFG era constituído por professores da carreira de 1.º e 2.º graus, e professores da Faculdade de Educação que também atuavam neste nível de ensino.

A partir de 1.980, fruto de uma reivindicação de greve, os professores de 1.º e 2.º graus foram reclassificados para a carreira do magistério superior, ou sejam passaram à condição de professores de 3º Grau.

Em 1.982 foi criado do Departamento de Estudos Aplicados à Educação da Faculdade de Educação/UFG, composto pelos membros do Colégio de Aplicação, funcionando desta forma até março de 1.994, quando foi criado o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), através da portaria n.º 0063, do Magnífico Reitor.

A criação do CEPAE

O CEPAE é criado com a finalidade de realização do ensino, da pesquisa e da extensão, como instrumentos de participação na formação de novos educadores nas diversas áreas de conhecimento, atendendo, pois os diversos cursos de Licenciatura.

A idéia de criação do CEPAE é fruto de intensas discussões no interior da UFG, especificamente nos Seminários de Licenciatura e em debates e estudos que visavam à formação de uma política acadêmica para as Licenciaturas, em especial, no Fórum de Licenciatura, instituído em 1.992.

A definição desta política foi avançando em suas metas e propostas e à medida que os projetos foram sendo pensados, construídos e fortificados pode-se testemunhar a consolidação do papel fundamental do CEPAE, no processo de reflexão, reformulação e fortalecimento das Licenciaturas.

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