Fundo IPE - Ipê Rosa

Folder do projeto Proposta para o projeto Lista de presença da conversa: Direitos tem inicio e fim? List a de presença de: Feminismo o que sabemos sobre isso? Lista de presença para '' Direitos sexuais e reprodutivos'' Lista de presença de ''Familia... Papai, Mamãe...Família Lista de presença da oficina: Parceria civil Lista de presença da oficina: Geração de trabalho e renda Lista de presença do debate: Religião Lista de presença do debate: Maternidade
Resultados 1 a 10 de 1193 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

IPE IPE

Título

Ipê Rosa

Data(s)

  • 1995/09/01 (Criação)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

O tamanho total do acervo é de aproximadamente 1,98 cm

Zona do contexto

Nome do produtor

()

História biográfica

Entidade detentora

História do arquivo

A associação Ipê Rosa é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, com base comunitária, fundada em 01/09/95. É pioneira no Estado de Goiás , na defesa dos direitos humanos de gays, lésbicas e travestis. A associação conta com reconhecimento e referência nas universidades e imprensas. A ONG atua de forma permanente, pelo respeito à cidadania dos(as) cidadãos(as) de orientação sexual diferenciada, pelos direitos civis de gays, lésbicas e travestis, contra violência aos homossexuais, pela prevenção à DSTs/AIDS e por assistência digna às pessoas com HIV/AIDS. O Ipê Rosa é formado por pessoas de orientação homossexual, como também por heterossexuais e bissexuais interessados na defesa da livre expressão sexual e dos direitos humanos.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Os documentos armazenados no acervo, foram recolhidos ao longo dos anos de atividade da ONG. O acervo conta com documentos recebidos e produzidos. Sendo que os documentos recebidos foram enviados à ONG por pessoas ligadas ou não ao movimento GLBT, e os documentos produzidos se referem à práticas da organização,estatuto e regimento interno, histórico, etc. O acervo está sob custódia do diretor da ONG Marco Aurélio Oliveira em sua residência. Os documentos foram emprestados ao CIDARQ(Centro de informação documentação e arquivo), que se comprometeu a digitaliza-los e disponibiliza-los em uma plataforma eletrônica para consulta de pesquisadores, ativistas e interessados em geral.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A documentação se refere à participação da ONG no movimento GLBT em Goiás. Trata-se de uma documentação selecionada pelo projeto de pesquisa “Movimentos sociais, direitos humanos e cidadania: um estudo sobre o movimento GLBT em Goiás”, coordenado pelo prof. Dr. Luiz Mello (Faculdade de Ciências Sociais da UFG), coordenador do Ser-Tão (núcleo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

O acervo está organizado em 5 seções, 16 séries e 59 dossiês. Sendo que os dossiês estão subordinados às séries e as séries às seções. Havendo uma única exceção na seção ''Formação, Qualificação e Capacitação (FQC), que não contém séries, a seção está sucedida diretamente por dossiês. A seção é uma subdivisão da estrutura hierarquizada de organização que corresponde a primeira fração lógica do fundo ou coleção, em geral reunindo documentos produzidos e acumulado(os) por unidade(es) administrativa(as) com competências específicas, também chamadas de grupo ou sub fundo. Série é uma subdivisão da estrutura hierarquizada de organização de um fundo ou coleção que corresponde a uma sequência de documentos relativos a mesma função, atividade, tipo documental ou assunto. O dossiê é uma unidade de arquivamento constituída de documentos relacionados entre si por assunto(ação, evento, pessoa, lugar, projeto). O plano de classificação foi elaborado principalmente de acordo com o Estatuto e Regimento, pois expressam as funções/finalidades da ONG.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Sem restrição de acessos

Condiçoes de reprodução

Proibida a reprodução total ou parcial em qualquer mídia sem a autorização do Grupo Ipê Rosa

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Todos os documentos deste fundo foram transcritos e revisados de acordo com os originais.

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Todos os documentos que compõem este fundo estão disposto sob custódia do coordenador da ONG Marco Aurélio Oliveira em sua residência. O acervo está temporariamente emprestado ao CIDARQ( Centro de informação documentação e arquivo).

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados