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Fundo Divisão Central de Informações do Estado de Goiás

  • BR GOUFG DGO
  • Fundo
  • 1970-1985

O presente fundo refere-se a produção documental de um mesmo órgão que teve três nomenclaturas diferentes, Serviço Estadual de Informações, Divisão de Segurança e Informações e Divisão Central de Informações. Sua criação é decorrente de uma reestruturação da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás em 1969, disposta por meio do decreto-lei nº 84 de 28 de novembro de 1969 e regulamentada pelo decreto nº 266 de 11 de novembro de 1970, que, dentre outras, altera sua finalidade e, cria novos departamentos e seções, sendo uma delas o Serviço Estadual de Informações - SEI. A finalidade passa a ser a “preservação e manutenção da ordem pública e segurança interna, e pelos serviços de polícia em geral, em todo território do Estado”.

Quanto a criação de novos departamentos e seções, sob o foco desta descrição, cabe citar a criação do Departamento de Polícia de Ordem Política – DPOP, ao qual é hierarquicamente criado o Serviço Estadual de Informações - SEI. Tal departamento tinha como finalidade “prevenir e reprimir os atos que atentem contra a Segurança Nacional, a organização político-partidária, a legislação eleitoral e as instituições nacionais; acompanhar as atividades dos setores que possam ocasionar perturbações da ordem constituída; superintender e coordenar as atividades de informações e contra-informações, especialmente as que digam respeito à segurança interna.”. O Departamento foi criado como estrutura superior à já existente Delegacia de Ordem Política e Social - DEOP a qual, por sua vez, passou a denominar-se Delegacia Estadual de Ordem Política - DOP

Além desta delegacia e a SEI, o DPOP era composto por outras divisões e estruturava-se da seguinte forma: Diretoria, compreendendo a Secretaria; Delegacia de Ordem Política e Social – DOP; Delegacia Estadual de Controle de Armas, Munições e Explosivos – DECAME; e o Serviço Estadual de Informações – SEI.

Neste primeiro momento, o Serviço Estadual de Informações – SEI tinha como competência “superintender e coordenar, em todo território do Estado, os serviços e atividades de informações e contra-informações, especialmente as que dizem respeito à segurança interna, bem como estabelecer e assegurar estreito intercâmbio com os demais órgãos e serviços congêneres oficiais de todo os país”. Estava subdivido em quatro seções: seção de busca, seção de difusão, seção de contra-informações e assistência policial-militar. Mantém-se com esta denominação, SEI, até 1973 quando passou a denominar-se Divisão de Segurança e Informações - DISI conforme a lei n° 7.639, alteração que não modificou suas atribuições.

Mais adiante em 1976 passa a denominar-se Divisão Central de Informações – DCI de acordo com o decreto nº 1121 e 1122 de 29 de novembro, também neste momento, o então DPOP, passa a denominar-se Departamento de Ordem Política e Social – DOPS. Neste caso permanecem as atribuições e competências, mas é criada uma nova seção denominada 'seção de arquivos' e são alteradas as denominações da 'seção de difusão', que passa a ser 'seção de informações e difusão', e da 'seção de contra-informações e assistência policial-militar' que passa ser 'seção de contra-informações'. Até a data de sua extinção permanece com esta denominação, atribuições, competências e estrutura, sendo assim ao longo de sua existência, aproximadamente 18 anos, foi denominado durante aproximadamente 11 anos como DCI, configurando assim a identificação mais adequada ao fundo.

Considerando que até a presente descrição não foram encontrados documentos dispositivos, como leis ou decretos, que tratem da estrutura e funcionamento da Secretaria de Segurança Pública e/ou do Departamento de Ordem Política e Social que disponham sobre extinção deste Departamento e suas Divisões, definimos como marco de suas extinções e consequentemente da Divisão Central de Informações, a Lei nº 10.160 de 09 de abril de 1987, uma vez que nela o DOPS já não consta na estrutura do Secretaria de Segurança Pública. Sendo assim, até maiores informações, fica definido para presente descrição que a extinção do órgão produtor deste fundo é o ano de 1987.

Departamento de Polícia de Ordem Política (GO). Divisão de Segurança e Informações (1973-1976)

Fundo Universidade Federal de Goiás - UFG

  • BR GOUFG UFG
  • Fundo
  • 1960 - ?
A documentação disponível neste Fundo é proveniente das atividades desenvolvidas nos órgãos e unidades da Universidade Federal de Goiás. Conta com uma documentação histórico-probatória variada que ajuda a conhecer a história da Universidade e, também, serve como fonte de consulta para pesquisadores e servidores da própria UFG.

Universidade Federal de Goiás

Coleção Pesquisa documental na Secretaria de Educação do Estado de Goiás: Redescobrindo a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Goiás

  • BR CMV-GO HEJAE
  • Coleção
  • 1953-10-01 - 2010-08-01
Coleção “Pesquisa Documental na Secretaria de Educação do Estado de Goiás: Redescobrindo a história da Educação de Jovens e Adultos - EJA em Goiás”, criada pela professora Maria Margarida Machado que reúne um de documentos produzidos pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás e pelo Conselho Estadual de Educação de Goiás, onde destacam se pareceres, resoluções e relatórios de programas e ações voltadas a atender a educação de jovens e adultos, tais como: Exame de Madureza, Cursos e Exames Supletivos; Projeto Lumen, Projeto Magister, Proformação; há resoluções de autorização e funcionamento de instituições e cursos voltados para a EJA, bem como de renovação dessas autorizações. A coleção reúne ainda artigos sobre Educação de Jovens e Adultos, identificados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Machado, Maria Margarida (principal)

Coleção Monumento aos Bandeirantes

  • BR GOUFG BAND
  • Coleção
  • 1938 - 1942
Em 1938 a "Embaixada Universitária Paulista", grupo de estudantes das escolas superiores do Estado de São Paulo, estiveram em Goiânia a convite do Interventor Federal de Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira. A visita despertou no então acadêmico Antonio Sylvio Cunha Bueno a idéia da construção de um monumento aos bandeirantes em Goiânia como forma de perpetuar os laços históricos que ligam os Estados de Goiás e de São Paulo. De volta a São Paulo deu se início à "Campanha Pró monumento aos Bandeirantes em Goiânia" sob o comando do Centro Acadêmico XI de Agosto. A Campanha obteve apoio financeiro dos Governos dos Estados de Goiás e São Paulo, a firma Coimbra Bueno, construtora de Goiânia, custeou as propagandas feitas em todo país e conferências realizadas em São Paulo, a Federação dos Estudantes de Campinas promoveu o "Baile da Chita" com renda total revertida em favor da Campanha. O projeto do monumento foi elaborado pelo escultor prof. Armando Zago e o contrato de construção foi assinado com a firma Domingos Tortola, em 26 de junho de 1942. A Inauguração do monumento ocorreu em 9 de novembro de 1942. Esses eventos deram origem a documentos como decretos-lei originais, telegramas, cartas, artigos e notas de jornais (Recortes) entre outros colecionados pelo idealizador do “Monumento aos Bandeirantes”, Antonio Sylvio Cunha Bueno.

Fontes selecionadas da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay e da Escola Agrícola de Urutaí.

  • BR IFGOIANO 22CFMEA
  • Coleção
  • 1920 - 1964
A coleção apresenta documentos da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, instituição predecessora, e da Escola Agrícola de Urutaí, instituição sucessora do patrimônio da Fazenda Modelo. Da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, apresenta atas, termos de venda e arrematação de gado, registro de correspondências. Da Escola Agrícola de Urutaí apresenta documentos que tratam do controle de funcionários, relatório de atividades, recortes do Diário Oficial da União e manuscrito. Os documentos contribuem, dentre outros, com os assuntos, 'Educação Rural', 'Instituições Educativas', 'Cultura Escolar'.

Issa, Silvia Aparecida Caixeta

Balthazar de Freitas

  • BR LABMUS BF
  • Fundo
A série música impressa contém obras escritas para várias formações instrumentais, de peças para instrumento solo à obras para banda sinfônica. A maioria delas é constituída de pequenas danças, mas existem também algumas marchas, músicas sacras e métodos para instrumento. A série outros documentos é formada por todos os manuscritos não musicais encontrados no acervo. Estão nessa série as cartas pessoais de Balthasar de Freitas, documentos relacionados à sua atividade como advogado, bem como listas de pagamentos de músicos, e também páginas título e capas de música das quais nenhuma partitura ou parte foi encontrada. Conta também com obras copiadas e compostas por músicos de gerações anteriores.

Freitas, Balthazar de

Fundo Ipê Rosa

  • IPE IPE
  • Fundo
  • 1995/09/01
A documentação se refere à participação da ONG no movimento GLBT em Goiás. Trata-se de uma documentação selecionada pelo projeto de pesquisa “Movimentos sociais, direitos humanos e cidadania: um estudo sobre o movimento GLBT em Goiás”, coordenado pelo prof. Dr. Luiz Mello (Faculdade de Ciências Sociais da UFG), coordenador do Ser-Tão (núcleo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade).

Ipê Rosa