Instituto de Matemática e Estátistica

tipo de entidade

Entidade coletiva

Instituto de Matemática e Estátistica

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

identificadores para entidades coletivas

Datas de existência

Administrativo

O Instituto de Matemática e Estatística- IME- da UFG foi criado em 05/09/1996 (publicação no Diário Oficial) com a aprovação do atual Estatuto e Regimento da UFG e sua instalação deu-se em 10/10/1997. A sua criação ocorreu com o desdobramento do Instituto de Matemática e Física (IMF) em três institutos: IME, IF e INF. O IMF foi criado em 1964 e era composto em 1996 dos Departamentos de Matemática (criado em 1971), Física (criado em 1971), Estatística e Informática (criado em 1975). O IME foi composto pelos professores de Matemática e Estatística, sendo que para viabilizar a criação do Instituto de Informática uma vaga de Estatística do IME foi emprestada ao referido Instituto.

A recomposição da mesma está prevista. Os servidores técnicos administrativos do IMF também foram relatados nos novos Institutos (Física, Informática e IME). A primeira diretora do IME foi a professora Ilka Maria de Almeida Moreira (1996-1997), a primeira vice-diretora a profa. Gisele Araújo Prateado Gusmão (1996-1997) e a coordenadora administrativa, técnica em assuntos educacionais, a servidora Marina Maria Porto de Castro.Esta composição de direção ocorreu em função da Direção do IMF à época assumir a direção do IME e a coordenadora do curso de matemática assumir a vice-direção, em eleição realizada no Conselho Diretor do IME e em razão do compromisso do chefe do departamento de matemática, prof. Ronaldo Alves Garcia, de não assumir o cargo de vice-direção conforme previsto nas regras de transição do atual Estatuto.

O segundo diretor do IME, prof. Ronaldo Alves Garcia conjuntamente com o vice-diretor prof. Maurílio Márcio Melo foram empossados em março de 1998, tendo mandato previsto até março de 2002. A eleição foi realizada no Conselho Diretor do IME em reunião especificamente convocada para este fim pela diretora interina à época, profa. Gisele Araújo Prateado Gusmão, substituindo a profa. Ilka Maria de Almeida Moreira que assumiu o cargo de pró-reitora de administração e finanças na gestão do reitorado (1998-2001).

Acadêmico

Inicialmente descreveremos a trajetória do Departamento de Matemática do IMF que conforme mencionado, foi criado em 1971, enquanto a UFG foi criada em 1960.

Na estrutura colegiada da UFG que vigorou até 1996 o Departamento de Matemática da UFG foi o responsável pela oferta de disciplinas, na área de sua competência, para todos os cursos de graduação da universidade. No final da década de 80 e início da década de 90, fruto de várias mudanças ocorridas na UFG, principalmente com respeito a formação de professores, o Departamento de Matemática passou a ser o responsável pelo curso de matemática ( licenciatura e bacharelado) e iniciou uma reformulação no curso. Inicialmente em 1998-1989 uma ampla discussão ocorreu no Departamento que consolidou com a implantação da grade curricular em 1992. Além do modelo teórico, uma política de valorização do curso deu-se início no Departamento. Os resultados deste trabalho começaram a aparecer com a formação de professores, com a realização de eventos, com a elaboração e execução de projetos de ensino e com a instalação de laboratórios.

O mestrado de matemática criado em 1973, contando com o pioneirismo de professores foi criado em condições adversas e somente a partir de 1996 passou a contar com financiamento da CAPES. No período (1973 -1995) um total de 18 mestres concluíram o referido curso, sendo na sua totalidade dedicado ao ensino superior em diversas universidades federais. Destes, 09 prosseguiram na qualificação e concluíram em outros centros o doutorado em matemática no período de 1988-1999. No período de (1996-2000) 26 mestres concluíram o referido curso.

Uma marca acadêmica do IMF, extinto em 1996, foi a sua política de qualificação docente. Vários professores, hoje já aposentados contribuíram significativamente para a sustentação desta política. O Departamento de Matemática consolidou esta política no início da década de 90, e é meta do IME qualificar todos os seus docentes (nível de doutorado) nos próximos anos.

Os cursos de graduação no interior, Catalão (criado em 1988), Rialma (criado em 1993) e Jataí (criado em 1996) conta com a participação do IME, na coordenação direta e na parceria acadêmica.

O regimento do IME foi aprovado pelo Conselho Diretor do IME em julho/2001 e atualmente o mesmo está sendo analisado nos Conselhos Superiores da UFG

Locais

IME - Instituto de Matemática e Estatística - Campus Samambaia, CP 131 CEP 74001-970 - Goiânia - Goiás

Estado Legal