Comissão de Avaliação Institucional

Zona de identificação

tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Comissão de Avaliação Institucional

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

Histórico

Antes de 1994: Processos/Práticas avaliativas isoladas.

1980 - Início de discussões sobre o Sistema Acadêmico em vigor.
1983 - Simpósio de Graduação.
1986 - Seminário de Licenciatura (Projeto de formação de professores
e condições do exercício da profissão).
1987 - Seminário de Avaliação (ADUFG em conjunto com a PROGRAD).
1988 - II Seminário de Licenciatura (criação do Fórum de Licenciatura
da UFG e medidas concretas - CEPAE unidade independente).
1989 - Instituição do Sistema de Informação da UFG - SIUFG,
o Sistema de Controle Acadêmico - SCA e o Sistema de
Análise de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos.
1990 - Implantação da resolução que dispõe sobre normas e
critérios da avaliação docente, com vistas à progressão
horizontal dos professores da carreira do magistério superior da UFG.
Implantação também do Modelo de Alocação de Recursos Financeiros.
1991 - Foi instituído o Sistema Concurso Vestibular (anual),
foi implantado o instrumento de Análise de Desempenho da
Atividade Técnica e Administrativa a todos os servidores
Técnico-Administrativos e aos docentes em exercício de função de chefia.
1993 - Implantação do Modelo de Alocação de Vagas de Docentes.
1993 - Novembro - o MEC lança edital do Programa de
Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras PAIUB.
1994 - Março - UFG atende ao edital do PAIUB apresentando
seu primeiro projeto de Avaliação Institucional.
1994 - Agosto - Aprovação do Primeiro Projeto de Avaliação
da UFG pelo Comitê Assessor do PAIUB.
1994 - Outubro - Designação da Comissão de Avaliação
Institucional (CAVI).
1994 - Novembro - I Seminário de Avaliação Institucional
da UFG e Reuniões com os diretores de Unidades Acadêmicas
e coordenadores de Cursos. Finalidade: busca de sensibilização.
1994 - Dezembro - Aplicação dos instrumentos: Avaliação
da Disciplina pelo aluno, Avaliação da Disciplina pelo Docente
(ambos com questões fechadas e questões abertas).
1995 - Incorporação e aplicação dos instrumentos: Avaliação do Curso pelo Aluno, Avaliação do Curso pelo Docente. No segundo semestre houve a divulgação dos Relatórios parciais por Curso (relativos a primeira fase do processo de avaliação contemplando as questões fechadas).
1996 - Agosto - Divulgação de Relatórios (referentes às questões abertas).

Aprovação do 2º Projeto de Avaliação Institucional (96/97).

1996 - Setembro - Envio, a todos os cursos da UFG, de uma publicação com resumos de tabelas, gráficos e relatórios contendo uma leitura descritiva dos dados até então obtidos para discussões internas, nos cursos, preparatórias para o II Seminário de Avaliação Institucional.
1996 - Setembro/Outubro - Realização do II Seminário de Avaliação Institucional e Seminário de Graduação (consolidou o 1º ciclo da auto-avaliação ou avaliação interna).

1996/1997

A avaliação externa seria realizada por comissões indicadas pelas unidades acadêmicas, com composição mínima de três e máxima de cinco membros, sendo que, pelo menos um deles deveria ser de outro estado da federação. Nenhum desses membros poderia ter, ou ter tido anteriormente, vínculo empregatício com a UFG. Estariam aptos a participar das comissões: representantes de associações de classe, representantes de empresas, profissionais com experiência relevante na área a ser avaliada e pares da comunidade acadêmica.
Quanto à comunidade da avaliação interna dos cursos de graduação, enquanto os resultados já obtidos fossem objeto de discussão no âmbito de cada curso, os instrumentos de coleta e do processamento das informações seriam aprimorados e passariam a integrar o calendário acadêmico da universidade. Em relação às novas dimensões da avaliação institucional, teriam o ensino de graduação como referência, buscando-se abordar suas inter-relações com a pesquisa, a extensão e a administração.

Ações 1998

Setembro – início da reestruturação da nova Comissão de Avaliação Institucional (CAVI/UFG);
Início do processo de meta-avaliação
Participação no Encontro Latinoamericano de Avaliação Institucional - UNICAMP
Início de busca de consultorias em metodologia de avaliação

Ações 1999

Incorporação da Avaliação de Desempenho (avaliação dos servidores técnico-administrativos), com a criação da Equipe Multidisciplinar de Avaliação Institucional, composta por servidores docentes e técnico-administrativos.
Organização do II Encontro Goiano de Avaliação, coordenado pela CAVI/UFG em parceria com a UCG, a então UNIANA e FAC. CORA CORALINA, hoje pertencentes a UEG;
Construção coletiva dos pressupostos, valores e princípios norteadores do novo projeto de avaliação,
Início do levantamento de indicadores;
Inclusão da Avaliação Institucional no PPDDI
Redação do anteprojeto de Avaliação Institucional;
Realização do II Encontro Goiano de Avaliação Institucional na UFG - Goiânia;
Co-criação do Núcleo Goiano de Avaliação Institucional
Apresentação do anteprojeto para a ADUF e SINT/UFG;

Ações 2000

Construção dos novos instrumentos de avaliação-consultoria em metodologia;
Aprovação do projeto pelo CONSUNI;
Organização e participação do III Encontro Goiano de Avaliação Institucional –Goiás/Go;
Sensibilização em 18 novos núcleos;
Facilitação de planejamento estratégico e LNT&D em 3 novos núcleos;
Monitoramento em 8 núcleos avaliativos que aderiram ao processo de AI;
Fechamento do ciclo avaliativo da CAVI-EMAI, com redefinição de suas metas;
Realização de Avaliação interna em dois núcleos avaliativos (Sistema de Bibliotecas e CAVI/EMAI);

Ações 2001

Avaliação interna e externa dos seguintes núcleos: CAVI/EMAI; EA; EEE;
Avaliação interna: Sistemas de Bibliotecas/UFG;
Avaliação externa: FF e FANUT;
Participação na organização e realização do IV ENCONTRO GOIANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, sob coordenação da Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas;
Construção das Diretrizes para progressão de docentes, atendendo à Resolução/CONSUNI/23/03/2001;

Ações 2002

Participação na organização e realização do V ENCONTRO GOIANO DE AVALIAÇAO INSTITUCIONAL, sob coordenação da Fundação Educacional de Ensino Superior de Rio Verde;
Publicação do Relatório de Avaliação Institucional 1998/2001;
Organização e Realização do Seminário: Planejamento: possibilidade de ressignificação e otimização do Trabalho para diretores de Unidades/ órgãos;
Participação na concepção do Programa de Gestão Estratégica PGE;
Elaboração do Folder de divulgação da CAVI
Avaliação Interna CEGRAF, DC/PROAD, IPTSP (Tas) e ICB (Tas)
Avaliação externa CEGRAF e DC/PROAD
Participação e organização do Seminário: Planejamento Estratégico- uma questão de compromisso para diretores de Unidades/ órgãos;

Ações 2003

Participação no Planejamento Estratégico 2003 do NGAI
Participação na construção do Formulário-modelo para o Planejamento Estratégico a ser implantado nas Unidades/ Órgãos PGE;

Ações 2006

Visitas técnicas CPA/UFSM, CPA/UNIJUÍ, CPA/UFC e CPA/UFP.
Elaboração e publicação impressa e on line do Caderno do PGE nº01 Documentos Básicos e Norteador
Apresentação dos resultados da Auto -Avaliação da FE-2004-2005 e Avaliação Institucional na UFG na Semana de Planejamento da FE/UFG Julho de 2006.
Apoio e Assessoria no planejamento estratégico e auto-avaliação de Unidades Acadêmicas e Orgãos Administrativos da UFG. Aperfeiçoamento: Globalização e Internacionalização da Educação Superior: tendências recentes e Políticas e Gestão da Educação Superior e Universidade do Brasil. Disciplinas do Curso de Pós- Graduação em Educação.FE/UFG.2º semestre de 2006.

Ações 2007

Aperfeiçoamento: Educaçao e Pesquisa e Políticas e Gestão da Educação Superior e Universidade do Brasil. Disciplinas do Curso de Pós Graduação em Educação. FE/UFG. 1º e 2º semestre de 2007.
Produção e Publicação on line dos Cadernos do PGE: Caderno do PGE n° 02 Os Alunos da UFG: resultdos do ENADE 2004 ; Caderno do PGE n°03 Os Alunos da UFG: resultados do ENADE 2005 ; Caderno do PGE n°4 Os Alunos de graduação da UFG: auto-análise do ambiente acadêmico 2007 ; Caderno do PGE n°5 As Unidades Acadêmicas da UFG:Relatório de gestão do Instituto de Química 2002-2006.
Palestra "Avaliação Institucional: a importância desta atividade meio para a Universidade" para a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos-CPAD/UFG.Divisão de Comunição/UFG . Goiânia, 06 de Dezembro de 2007.
Apoio e assessoria no planejamento e auto-avaliação nas unidades acadêmicas:FE,FL,IME,EMAC,FAV,FM, FD,IESA,IQ,IPTSP, FANUT,FEN,FF, FCHF e EV.
Entrega da publicação Relatório de Auto-Avaliação Institucional da UFG 2001-2005 nas unidades acadêmicas:FE,FL,IME,EMAC,FAV,FM, FD,IESA,IQ,IPTSP, FANUT,FEN,FF, FCHF e EV.
Manutenção do sítio da CAVI.
Organização dos documentos bibliográficos e de consulta da CAVI .

Ações 2008

Participação no II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior. CONAES / MEC. Junho de 2008.
Produção de conhecimento, artigo 'A Escola de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Federal de Goiás sob Diferentes Metodologias Avaliativas' de CASTRO, Rosangela Nunes Almeida; VIEIRA, Bevilacqua e SERAPHIN, José Carlos.
Distribuição aos diretores e coordenadores administrativos de UAs [IPTSP, FM, EMAC, IF, FO, IESA, FACOMB, FANUT] /Núcleos de gestão [DAA, CERCOMP, DCF, CEPAE] de 7 cadernos da série do Cadernos do PGE. Outubro a Dezembro de 2008.
Participação na Reunião de Câmara da Graduação e distribuição aos coordenadores de curso de 7 cadernos da série do Cadernos do PGE. Novembro de 2008.
Palestra: A Faculdade de Enfermagem na perspectiva da Avaliação institucional. Semana de Planejamento da FEN/UFG. Novembro de 2008.
Palestra: Planejamento Estratégico FEN 2008/09: Pressupostos técnicos. Semana de Planejamento da FEN/UFG. Novembro de 2008.
Publicação dos cadernos do PGE: Caderno Nº 02 - Os Alunos da UFG: resultado do ENADE 2004; Caderno Nº 03 - Os Alunos da UFG: resultado do ENADE 2005; Caderno Nº 04 - Os Alunos de graduação da UFG: auto-análise do ambiente acadêmico 2007; Caderno Nº 05 - As Unidades Acadêmicas da UFG: relatório de gestão do Instituto de Química; Caderno Nº 06 - Auto-Avaliação Institucional da UFG: o processo e o projeto - janeiro de 2008; Caderno Nº 07 - Instrumentos de Avaliação Institucional da UFG - Fevereiro de 2008; Caderno Nº 08 - Os Alunos de Pós - Graduação da UFG: Auto - Avaliação do Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Educação - FE/UFG - Fevereiro de 2008.
Visitas as UAs e Núcleos de gestão para incentivar os processos de planejamento 2008-2009 (Fluxograma PGE) e auto-avaliação 2009-2010 (FLuxograma AI) Outubro a Dezembro de 2008.
Participação no II Seminário Internacional de Avaliação da Educação Superior. CONAES/ MEC. Brasília - DF. 19 a 21 de Agosto de 2008.
Produção do Relatório de Auto-Avaliação 2006-2008. Maio e Junho 2008.
Sistematização dos questionários de auto-avaliação (2006-2007) das UAs e Núcleos de Gestão. Abril e Maio de 2008.
Palestra: Avaliação como instrumento de melhoria de educação em Engenharia para alunos do curso de EEEC/UFG. 28 de Março de 2008.
Produção e Publicação on line dos cadernos do PGE: Caderno Nº 06 - Auto - Avaliação Institucional da UFG: o processo e o projeto - Janeiro de 2008; Caderno Nº 07 - Instrumentos de Avaliação Institucional da UFG - Fevereiro de 2008; Caderno Nº 08 - Os Alunos de Pós - Graduação da UFG: Auto - Avaliação do Programa de Pós - Graduação da Faculdade de Educação - FE / UFG - Fevereiro de 2008.
Sistematização dos planejamentos (2006-2007) das UAs e Núcleos. Janeiro a Abril de 2008.
Organização e Participação nas Oficinas de Treinamento no Formulário de Planejamento Estratégico, para diretores e facilitadores de Unidades/Órgãos;
Elaboração dos Relatórios de AI (interna) 2002 CEGRAF, DC/PROAD, IPTSP e ICB
Avaliação Interna do IPTSP (alunos de pós –graduação)
Organização e Participação na Oficina de Trabalho: Gestão de Pessoas na UFG para Diretores de unidade/órgãos
Organização e participação da Oficina de Trabalho: Saúde é o que interessa..... para a CAVI e PGE
Participação na 5º JORNADA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL -UNEB BA
Participação na organização e realização do VI ENCONTRO GOIANO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, sob coordenação da ALFA
Avaliação externa do ICB e IPTSP;
Elaboração dos relatórios de avaliação externa do IPTSP e ICB;
Capacitação da CAVI: Curso Gestão do Tempo
Participação no SIMPÓSIO ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.Centro Cultura e Convenções de Goiânia
mesa redonda: SINAES
Participação na CIAG
Participação no Debate: SINAES promovido pela ADUFG

Ações 2009

Autoavaliação dos Estudantes Graduação
Autoavaliação das Unidades Acadêmicas (UAs), Campi e Núcleos de Gestão
Autoavaliação dos Estudantes de Pós-Graduação
Avaliação do Desempenho Didático do Docente pelo Discente
Cadernos do Programa de Gestão Estratégica (PGE)
Participações em Eventos

Locais

Estado Legal

A Comissão de Avaliação Institucional é composta por servidores docentes de diversas áreas do conhecimento, técnicos administrativos e estudantes designada pelo Reitor.

funções, ocupações e atividades

A Comissão de Avaliação Institucional -CAVI- prevista no Regimento Geral da UFG, tem como missão instituir na UFG uma cultura de avaliação subsidiando de modo pleno a gestão acadêmica, rumo à potencialização e desenvolvimento do desempenho institucional.

O processo de Avaliação da UFG está concebido no interior de um projeto maior, denominado Programa de Gestão Estratégica (PGE).

Atribuições da CAVI:

* Incentivar e conduzir os processos de planejamento e avaliação institucional nas Unidades Acadêmicas e Núcleos de Gestão
* Elaborar relatório de autoavaliação da UFG e enviar ao INEP/MEC
* Apoiar/assessorar diretores de Unidades Acadêmicas e Núcleos de Gestão nos processos de planejamento e autoavaliação
* Coordenar/executar a sistematização do planejamento estratégico e da autoavaliação das Unidades Acadêmicas e Núcleos de Gestão
* Produzir conhecimento a partir dos documentos produzidos nos processos de avaliação
* Coordenar/executar a série cadernos do PGE
* Manter atualizado o sítio da CAVI
* Organizar e manter os documentos arquivisticos, bibliograficos e de consulta da CAVI
* Realizar reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, sempre que convocadas pela coordenação da CPA-CAVI

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Entidade relacionada

Universidade Federal de Goiás

Identificador de entidade relacionada

Categoria da relação

hierarchical

Datas da relação

Descrição da relação

Área de pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Ocupações

Zona do controlo

Identificador de autoridade arquivística de documentos

BRUFGCAVI

Identificador da instituição

CIDARQ

Regras ou convenções utilizadas

Normas Internas

Estatuto

Minuta

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão ou eliminação

2010-08-12

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

www.prodirh.ufg.br/cavi

Notas de manutenção

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