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Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Costa, Maria da Piedade Resende da Com objetos digitais
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Orientações às mães: adaptações de brinquedos para estimulação visual de crianças com baixa visão na primeira infância.

Para Cobo, Rodriguéz e Bueno (2003) cerca de 80% dos conhecimentos adquiridos pelo ser humano são obtidos através do sentido da visão, sendo reconhecida por Cavalcante (1995) como modalidade sensorial mais importante e necessária para o desenvolvimento infantil. Entretanto¸ o déficit sensorial representa para a criança com deficiência visual uma privação no seu desenvolvimento global, sobretudo, durante os primeiros anos de vida, cujas sequelas às vezes são irreversíveis (GARCIA, 2003). Segundo Rodrigues (2007), a perda da visão não é simplesmente a perda de um sentido isolado, mas é responsável pela integração das experiências sensório-motoras com os demais sentidos na aquisição do conhecimento, por ser um sistema altamente elaborado e ocupar na organização neurosensorial e neuromotora, o lugar mais hierarquizado.

Características empregadas por estudantes com cegueira congênita na definição de conceitos abordados em sala de aula.

Eixo 7. O artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado, analisar as características empregadas por estudantes com cegueira congênita na definição de conceitos abordados em sala de aula.

A relação familiar para a educação de alunos com altas habilidades/superdotação.

Nesta contextualização, este trabalho tem como objetivo principal discutir a importância da relação familiar para o empoderamento educacional dos alunos com potencial elevado. Como objetivos específicos: refletir sobre as expectativas dos pais em relação aos filhos com altas habilidades/superdotação e apresentar um caso de aluno apontado com indicadores de altas habilidades/superdotação.