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Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Cotonho, Larissy Alves Educação Infantil
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Os professores das salas de atividades e a inclusão escolar da criança com deficiência na educação infantil: processos de colaborações.

Neste trabalho tem por objetivo foi analisar a proposta/prática curricular para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com deficiência e o papel do Atendimento Educacional Especializado realizado na escola comum de educação infantil.

A proposta de atendimento educacional especializado para crianças surdas em uma escola de educação infantil de Vitória/ES.

Eixo 7. O texto aborda os aspectos que envolvem a comunicação entre professor e aluno surdo _ criança ou adulto, bem como o desenvolvimento do processo de aprendizagem tornam-se viáveis quando se respeita a especificidade do aluno e quando suas necessidades reais são compreendidas. Insistimos que para que uma pessoa ouvinte possa se comunicar com uma criança surda, alguns elementos são fundamentais, entre eles, a língua de sinais. Neste texto, dispusemonos a discutir sobre a proposta de atendimento educacional especializado para a criança surda, tendo em vista que o mesmo deve complementar as práticas curriculares da sala de atividades, bem como ensinar a língua de sinais. Observamos que, mesmo com as mudanças paradigmáticas acontecendo e os modelos de atendimento à pessoa com deficiência sofrendo transformações ao longo de décadas, ainda notamos que existem desafios a serem enfrentados sobre a inclusão escolar. Um deste refere-se à questão: Como a criança surda, sujeito da educação especial, pode ser incluída na escola? Apesar de diversas convenções pelo mundo em favor dos direitos das pessoas com deficiência ou excluídas fazerem usos de várias terminologias quanto ao sujeito que necessita de educação especial, ainda não parece claro quem são os sujeitos da educação especial e o papel dessa educação, especializada, para as diferentes necessidades.