Mostrando 5 resultados

archival descriptions
Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social. Política Nacional da Educação
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

1 resultados com objetos digitais Exibir resultados com objetos digitais

A Concepção de Infância presente nos referenciais curriculares nacionais da educação infantil da década de 1990.

O presente trabalho procura apresentar uma análise contemplando o período histórico da década de 1990 dos Referenciais Curriculares da Educação Infantil - RCNEI publicado em 1998, estabelecendo como base de estudo em História da Educação Brasileira e, busca compreender qual a concepção de infância presente no documento que se constitui como o primeiro RCNEI para a faixa etária dos 0 aos 6 anos.

Política e gestão do processo alfabetizador: uma análise da implantação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em municípios brasileiros.

Na ótica da política e da gestão educacional o estudo analisa a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Municípios Brasileiros, com vistas a pontuar expectativas, dificuldades e desafios

OCDE, PISA e Política Educacional.

Este artigo é fruto de primeiras análises desenvolvidas no âmbito da pesquisa que se propõe a analisar em que medida os resultados do PISA são instrumentos de consolidação das políticas de intervenção dos organismos internacionais e indutores de visões e conceitos sobre a educação básica do País.

A política educacional voltada à educação infantil: uma análise preliminar da implementação em Campo Grande (MS, Brasil).

Este artigo traz uma reflexão preliminar sobre a política educacional brasileira, em especial, a voltada para a promoção da educação infantil como parte das pesquisas para elaboração da tese de doutoramento do autor. O objetivo é descrever como a política para a educação infantil foi materializada no município de Campo Grande (Mato Grosso do Sul, Brasil).

Analisando dados de matrículas de alunos público-alvo da educação especial no período 2008 a 2012.

O artigo tem como objetivo analisar o quadro de matrículas de alunos público-alvo da educação especial por meio dos dados das sinopses estatísticas dos censos escolares no período 2008 a 2012 quando a educação especial passou a ser compreendida na perspectiva da educação inclusiva.