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Educação Inclusiva
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O panteão da inclusão: mitos e reflexões sobre a deficiência e a inclusão de pessoas com deficiência e a inclusão de pessoas com deficiência.

O tema da deficiência e da inclusão de pessoas com necessidades especiais vem se revestindo de importância cada vez maior na sociedade contemporânea, que se pretende tornar inclusiva, a partir de documentos e de ampla discussão acadêmica e no âmbito das organizações sociais e das políticas públicas.

O mito da democracia racial no contexto da Lei 12.711/12: tudo continua como dantes no quartel de abrantes.

O presente estudo descreve as conseqüências da aprovação da Lei 12.711/12 no contexto do mito da democracia racial brasileira que direto e/ou indiretamente tem permitidoa sua revitalização. O estudo faz parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas sobre o sistema de cotas na Universidade Federal do Maranhão que começou desde 2004 quando defendemos uma Dissertação sobre a possibilidade da UFMA em adotar as cotas.

A prática pedagógica desenvolvida no espaço do atendimento educacional especializado.

A perspectiva da educação inclusiva inaugura, a partir da década de 90, uma nova forma de pensar e propor a educação das pessoas com necessidades educacionais especiais – NEE, na sociedade, depois de séculos de história de exclusão. Nesses termos, por força de políticas e leis educacionais observa-se que vem se construindo o entendimento de que a Educação Especial deve ser reconfigurada, para atuar como mecanismo complementar à educação geral, superando o modelo segregador e de caráter médico-terapêutico.

O diagnóstico no espaço escolar: a importância atribúída ao diagnóstico pelo professor de aluno com transtorno do espectro autista.

Este estudo se apresenta com o objetivo de analisar a importância atribuída ao diagnóstico pelo professor nesse espaço e os entraves resultantes dessa atribuição para o aluno com transtorno do espectro autista.

Educação bilíngue para surdos: um olhar sobre as práticas discursivas em dois contextos educacionais.

As discussões e os resultados apresentados no presente trabalho são decorrentes de um processo de pesquisa em nível de mestrado na área da educação de surdos, a partir do qual procuramos realizar um exercício de crítica em relação ao fenômeno da inclusão escolar.

Compensação: um estudo historiográfico para compreensão da educação da pessoa cega.

Este artigo tem por objetivo compreender o conceito e o processo de compensação no desenvolvimento da pessoa cega, ao longo da história. Relata uma pesquisa de cunho histórico, buscando o conceito de compensação desde as origens mais remotas, até chegar às discussões propostas por Vigotski, como um processo que valoriza as capacidades das pessoas com deficiência.

Educação de alunos surdos: desafios da inclusão na contemporaneidade.

O artigo se refere à pesquisa de mestrado em que foi realizado um estudo sobre a educação como possibilidade de emancipação do indivíduo, analisando a inclusão dos alunos surdos e/ou com deficiência auditiva no Colégio Estadual Pandiá Calógeras/SG/RJ vinculado à Coordenadoria Metropolitana II da Secretaria de Estado de Educação/SEEDUC-RJ.

Indicadores de matrículas de alunos com deficiência no município de São Mateus /ES.

O presente trabalho tem como objetivo analisar os dados relativos ao número de estudantes, por deficiência, matriculados em escolas públicas de ensino comum pertencente ao sistema educacional do município de São Mateus-ES. A metodologia utilizada neste estudo parte de uma análise do Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Anísio Teixeira nos anos de 2012 e 2013
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