Instituto de Estudos Sócio-Ambientais

tipo de entidade

Entidade coletiva

Instituto de Estudos Sócio-Ambientais

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

identificadores para entidades coletivas

Datas de existência

O Instituto de Estudos Sócio-Ambientais ( IESA) surgiu como Unidade de Ensino da UFG no final de 1996, em conseqüência do desmembramento do então Departamento de Geografia do Instituto de Química e Geociências (IQG). Esta separação possibilitou a autonomia administrativa e acadêmica do curso de Geografia, permitindo que esta área de conhecimento desse um salto qualitativo, principalmente nas suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Como o próprio nome indica, o IESA pretende ampliar seu campo de atividade, originalmente restrita à área de Geografia. Meio Ambiente e Turismo são duas áreas em que já vêm sendo desenvolvidas atividades de pesquisa. Mas o maior volume das atividades acadêmicas do Instituto ainda continua centrado na área já bem consolidada da Geografia.

Locais

IESA - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - Campus Samambaia

Estado Legal

funções, ocupações e atividades

O Curso de Graduação em Geografia foi criado há mais de 30 anos, ainda na antiga Faculdade de Ciências Humanas e Letras. Atualmente é ministrado em duas modalidade ou habilitações, a Licenciatura e o Bacharelado, com uma duração mínima de 4 anos. O Tronco Comum corresponde aos três primeiros anos ou séries e cada modalidade pode ser complementada em mais um ano. As duas modalidades podem ser cursadas sucessivamente.

O Curso de Geografia atende a cerca de 265 alunos, distribuídos em cinco séries, o que dá uma média de 53 alunos por série. O número de vagas oferecido no Vestibular é de 60 a cada ano. O número de graduados tem ficado em torno de 50 nos últimos anos (56 em 1997), incluindo as duas habilitações, o que evidencia uma evasão pouco significativa, em termos estatísticos.

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso