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Compensação: um estudo historiográfico para compreensão da educação da pessoa cega.

Este artigo tem por objetivo compreender o conceito e o processo de compensação no desenvolvimento da pessoa cega, ao longo da história. Relata uma pesquisa de cunho histórico, buscando o conceito de compensação desde as origens mais remotas, até chegar às discussões propostas por Vigotski, como um processo que valoriza as capacidades das pessoas com deficiência.

Circular do Movimento de Educação de Base / Coordenação Nacional aos Coordenadores Estaduais e Locais:

O documento apresenta a política de trabalho e projeto nacional do MEB em 1965, abordando para os coordenadores o que ficou decidido nas últimas reuniões coordenadores e conselho diretor nacional, sendo dividido nos seguintes tópicos: 1. política de trabalho de MEB em 1965; 2.Projeto nacional; 3.Projetos estaduais; 4. Encaminhamento do trabalho; 5. Anexos. Em seguida é apresentado o questionário de base visando um aprofundamento de trabalho do MEB. Ao final apresenta um esquema síntese que deve ser preenchido pelas equipes do nacional, estadual e local.