Taxonomy

Associated terms

5 archival descriptions results for Projeto Político-Pedagógico

5 results directly related Exclude narrower terms

Formação de professores de história em cursos de licenciatura a distância: um estudo nas IES – UNIUBE e UNIMONTES.

Neste texto apresentamos alguns dos resultados de uma pesquisa concluída, cujo objeto é formação de professores de História, na modalidade de Educação a Distância (EAD) nas instituições mineiras provedoras – Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Universidade de Uberaba (UNIUBE). O objetivo foi analisar os projetos político-pedagógicos, os currículos, os saberes e as práticas pedagógicas nos cursos de formação inicial de professores de História, na modalidade EAD, focalizando os aspectos fragilizadores e potencializadores. A pesquisa situa-se no campo da abordagem qualitativa, sendo realizado um estudo de caso múltiplo. Os dados obtidos evidenciaram diversas fragilidades como: o desconhecimento do PPP e a fragmentação dos conteúdos. E, apresentaram potencialidades, como: o comprometimento dos professores com a prática pedagógica e a formação docente.

A construção participativa do projeto político pedagógico em escolas públicas de Brasília e sua estreita relação com a autoavaliação institucional.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas constitui importante instrumento de consolidação da Gestão Democrática e pressupõe a participação efetiva da comunidade escolar, representada pelos Conselhos Escolares

Da lei do ensino ao ensino da lei: o que revela o jeitinho dado pela escola ao “problema” do PPP.

Dezoito anos após sua promulgação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vai se “acomodando” à rotina da escola. Uma questão intrigante nesse processo é o modo como as escolas vêm assimilando o artigo 12 da nova LDB 9394/96. O estudo de caso de um colégio público da cidade de Goiânia, que encontrara uma solução para o “problema” da elaboração do Projeto Político Pedagógico, revela como o quotidiano das instituições de ensino vem transformando em obrigação aquilo que nascera como direito, como possibilidade de autonomia didático-administrativa. Considerando a particularidade dessa realidade específica, buscar-se-á compreender como o desenvolvimento do sistema de ensino brasileiro atrelado à ideologia da modernização cria os sujeitos sociais que contraditoriamente promovem a privatização do fazer da escola, ou seja, inventam a pedagogia da despolitização.

A integração entre o projeto político pedagógico e plano de desenvolvimento da escola no estado de Mato Grosso: discurso dos gestores.

Trata-se o presente artigo de uma discussão do resultado parcial de uma pesquisa acerca da política de gestão implementada nas escolas estaduais de Mato Grosso, denominada Integração entre o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola , a partir da abordagem Ciclo de políticas, baseada nos trabalhos de Stephen J. Ball e Richard Bowe.

A importância da pesquisa/educação do campo: contribuições para as discussões sobre projeto político pedagógico para as escolas do campo em Abaetetuta/PA.

Este trabalho de pesquisa nasceu a partir de levantamentos no trabalho de campo na Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba com a criação da Coordenação de Educação do campo em meados de 2010 da qual iniciou uma série de questionamentos preliminares das realidades das escolas do campo nos anos de 2011 e 2012.