Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

Rio de Janeiro (RJ)

23 descrição arquivística resultados para Rio de Janeiro (RJ)

23 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Preparação de pessoal docente para escolas primárias rurais

Este artigo apresenta a questão da diferenciação regional como ponto impeditivo para a capacitação profissional e, organização escolar, com a consequente desproporção de oportunidades educacionais, tendo como evidência a taxa geral de analfabetismo regional com referência para o ano de 1940, com dados para a região Centro Oeste. Referências para a diminuição da taxa de analfabetismo tendo como fator a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, iniciada em janeiro de 1947.

Plano de distribuição de recursos federais para o ensino primário e normal dos Estados

A documentação refere-se ao plano de distribuição de recursos federais para o ensino primário e normal dos Estados, com dados estatísticos e demonstrativos do valor total do auxílio federal aos Estados para distribuição de recursos nacionais e destinados para Goiás, para programas de alfabetização incluindo a Campanha de Alfabetização de Adultos a cargo do Departamento Nacional de Educação.

Informação do país

O texto descreve a criação do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) em 1942, e do Serviço Social da Indústria (SESI) em 1946, tendo à frente Roberto Simonsen e Morvan Dias de Figueiredo, representantes do grupo industrial, solicitando ao presidente da república Getúlio Vargas, a criação de instituições especializadas no ensino industrial, sendo 15.758 cursos para adultos. As duas instituições tiveram enorme abrangência nos estados que constituem a 6ª regional: São Paulo, Mato Grosso, Goiás e o Território do Guaporé.

A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1954

O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação e de construção de prédios, recursos para o ensino médio por meio do Programa de auxílio supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC-INEP em 1956.

Informação do país

O texto apresenta informações das atividades educacionais do país, subsidiadas pelo INEP, com dados sobre assistência técnica financeira, ofertada aos estados e municípios para ampliação das redes escolares e aperfeiçoamento de professores, de realização de estudos, pesquisas, levantamentos e documentação. Para Goiás são apresentados dados da situação de construção de prédios, e utilização de recursos para o ensino médio por meio do Programa de Auxílio Supletivo do Governo Federal por intermédio do MEC/INEP em 1954. O programa de auxílio supletivo do Governo Federal, destinado a obras de estabelecimentos de ensino médio, determinou recursos para 09 estabelecimentos, no valor de Cr$ 1.631.500,00 para o Estado de Goiás.

A educação brasileira no ano de 1954

O texto apresenta a sinopse estatística do ensino médio para o ano de 1954, referente a 2.232 municípios brasileiros, com existência de 3.307 estabelecimentos, com dados de cursos comerciais básicos, cursos básicos e técnicos de comércio, técnicos, dentre outros, destacando o Estado de Goiás nos extremos da categoria com cursos de ensino médio.

A educação brasileira nos meses de abril a junho de 1955

O texto retrata a mobilização contra o analfabetismo por meio da Campanha Brasileira de Educação, apresentando dados estatísticos com resultados oferecidos pelos Centros de Iniciação Profissional, com referência para Goiás.

Através de revistas e jornais: o ensino industrial

O recorte O ensino industrial de Francisco Montojos, Descreve os propósitos do ensino industrial, como forma de preparação profissional e de formação humana, com objetivo de formação profissional apta ao oficio e atividades industriais; dar aos trabalhadores jovens e adultos da indústria, não diplomado-habilitados qualificação profissional para a eficiência e produtividade; aperfeiçoamento e qualificação profissional; divulgar conhecimentos de técnicas atuais, visando o atendimento dos interesses da nação. Apresenta dados de levantamentos da mão de obra em diferentes regiões, incluindo Goiás.

A escola elementar brasileira e o seu magistério

O texto traz a caracterização da escola elementar brasileira (finalidades e funcionamento), em suas duas categorias de ensino: primário fundamental (crianças de 07 a 12 anos de idade) e o primário supletivo destinado adolescentes e adultos. Dados referentes às condições de formação no magistério primário para a Região Centro Oeste e demais regiões do Brasil.

O INEP e os Órgãos Executores de Planos Especiais: Realizações em 1956 e Novos Planos de Trabalho

O texto traz o relato de novos projetos do I.N.E.P.: cita o Anteprojeto de organização do ensino do Estado de Goiás, por solicitação do Governo de Goiás, com a colaboração de técnicos goianos, sob a coordenação do professor João Roberto Moreira.
Resultados 1 a 10 de 23