Taxonomia

Termos associados

1 descrição arquivística resultados para Admissão No Ensino Superior

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

O ranking das escolas e o mercado escolar: considerações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

este trabalho é um desdobramento de uma pesquisa em desenvolvimento. O texto busca compreender de que forma o Enem se estruturou ao longo dos anos até se transformar em um exame, que unifica a seleção dos estudantes para o ingresso no Ensino Superior, bem como as relações que os rankings estabeleceram com o mercado escolar. Compreendemos que o ranking das escolas possivelmente é influenciado por comportamentos oportunísticos, tanto da mídia como do MEC. Por outro lado, os rankings podem prover informações relevantes para diversos públicos, que têm diferentes interesses no uso dos dados. É notório que qualquer tipo de ranking em educação apresenta problemas e é passível de críticas, mas os dados precisam ser lidos para a compreensão do investimento público realizado em sua construção, bem como as estratégias do capital no campo educacional.