Nota(s) da fonte

Mostrar nota(s)

3 descrição arquivística resultados para Análise de Conteúdo

3 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Ava como suporte: análise de artigos e metodologias de pesquisa.

Este artigo tem como objetivo analisar os métodos de pesquisa descritos nos estudos apresentados nas edições de 2009 à 2013 do ESUD e SBIE, enfocando artigos que apresentaram em seu contexto o uso de AVA como suporte, apoio ou complemento ao ensino presencial. Desta forma, o trabalho corresponde a uma pesquisa bibliográfica, a fim de mapear e analisar tais tendências. Tal questão pode ser considerada relevante a medida que há associação entre a educação e as TIC e a capacidade de comunicação, possibilitada pela Internet, permitindo criar novos espaços de aprendizado. Pode-se constatar, diante da amostra selecionada, a inexistência explícita em grande parte (57%) de uma metodologia de pesquisa. Tal fator impacta diretamente nas análises dos dados obtidos, refletindo na apresentação dos resultados, tornando, em muitas situações, meras descrições de pesquisa.

Representações sociais sobre psicólogo escolar/educacional: uma investigação em Uberaba - MG.

O trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa desenvolvida no município de Uberaba. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, básica e exploratória. O problema que elegemos refere-se à inserção do psicólogo escolar/educacional nas unidades da rede pública (PL 3688/2000, da Câmara dos Deputados) e justificamos a proposta em função das contribuições que pode apresentar para identidade e profissionalização docentes. A investigação é pautada na teoria das representações sociais e os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e grupo focal. Buscamos compreender o que pensam os professores da educação básica, efetivos na rede pública, sobre as funções e os modelos de atuação do psicólogo na escola. A análise do material segue os procedimentos da análise de conteúdo.