Taxonomia

Termos associados

1 descrição arquivística resultados para Assistência Médico-Psicossocial

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A medicalização e o olhar sobre o diferente.

A proposta da medicina desde os tempos mais remotos é a busca pela cura dos males que afligem a humanidade. Alguns desses males médicos, hoje, são objetos de estudos de diferentes áreas do conhecimento. Discutiremos a medicalização, prescrita e defendida pela psiquiatria e que está relacionada com a educação. Também será discutido o olhar que se tem sobre o aluno considerado diferente. O foco desta abordagem é mostrar que os processos de ensino-aprendizagem precisam passar pelo crivo da medicalização na busca de uma escolarização homogênea e não reflexiva. Uma educação como esta exposta aqui, mostra a dificuldade da escola em lidar com o sujeito que não corresponde aos seus estímulos da forma esperada. Não sabendo como agir com situações consideradas diversas, a escola recorre à autoridade médica, na busca por soluções que enquadram o sujeito como diferente dos demais.