Taxonomia

Termos associados

1 descrição arquivística resultados para Educação Pré-Primária

1 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

A educação das crianças menores de sete anos na abordagem de Lourenço Filho: primeiras aproximações.

educação pré-escolar. O estudo compõe a pesquisa “Políticas Públicas e Educação da Infância em Goiás: história, concepções, projetos e práticas”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos. Optou-se pela análise de Aspectos da educação pré-primária (1959) e Os jardins de infância e a organização escolar (1962), pois são textos de Lourenço Filho dedicados especificamente à educação pré-primária. Constatou-se, contraditoriamente, a importância atribuída à educação da criança pequena e a secundarização da instituição educativa como substituta da família. Tal polarização tem marcado historicamente o embate de projetos e concepções em disputa no processo de constituição da identidade da educação infantil.